Início
Institucional
Mesa Diretora
Bancadas Parlamentares
Blocos Parlamentares
Comissões
Frentes
Parlamentares
Audiências Públicas
Documentos Administrativos
Pesquisar Documentos Administrativos
Atividade Legislativa
Matérias Legislativas
Pautas das Sessões
Relatórios
Sessões Plenárias
Normas Jurídicas
Pesquisar Normas Jurídicas
Câmara Municipal de Manacapuru - AM
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Abertura
Dados Básicos
Mesa
Presença
Ausência
Explicações Pessoais
Ocorrências da Sessão
Considerações Finais
Retirada de Pauta
Expedientes
Correspondências
Expediente Diversos
Matérias do Expediente
Oradores do Expediente
Ordem do Dia
Matérias da Ordem do Dia
Presença na Ordem do Dia
Oradores da Ordem do Dia
Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(16ª Ordinária da 78ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
1Abertura da Sessão
<p>Aos oito dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte e cinco (08/04/2025), precisamente às nove horas, reuniu-se em Sessão Ordinária a Câmara Municipal de Manacapuru, no plenário Cristóvão Nunes Mendes, Palácio Edmilton Maddy, em sua sede própria, na Av. Eduardo Ribeiro, nº 1161 – Centro, Manacapuru, Estado do Amazonas, presidida pelo vereador Willace Sapo, secretariado pela vereadora Tainá Vasconcelos.</p>
2Apreciação da Ata da Sessão Anterior
<p>Não houve</p>
3Expedientes Recebidas
4Expedientes Expedido
<p style="text-align: justify;">REQUERIMENTOS NºS 774, 775, 776, 777, 778, 779, 780/2025, Ver. TCHUCO BENÍCIO, solicitando: pintura de solo de marcas transversais “redução de velocidade”, na Avenida Correnteza, próximo à Escola Maria Do Socorro Queiroz Farias, localizada no Bairro Correnteza, no município de Manacapuru. pintura de solo de marcas transversais “redução de velocidade”, na Rodovia Manoel Urbano, próximo à entrada do Bairro Vale Verde, no município de Manacapuru. limpeza na Travessa Joana D'arc, Bairro Liberdade, no município de Manacapuru. limpeza na Rua Piranha, Bairro Liberdade, no município de Manacapuru. construção de uma ponte no ramal do km 19, estrada de Novo Airão. implantação de faixa de pedestre e redutor de velocidade com a devida sinalização na Rua Daniel Simões cruzamento com a Rua Waldemar Ventura, No Bairro São José, no município de Manacapuru. iluminação pública, na Travessa Joana D'arc, Bairro Liberdade, no município de Manacapuru. REQUERIMENTOS NºS 876, 877, 878, 882, 883/2025, Verª. TAINÁ VASCONCELOS, solicitando: construção de galeria pluvial e melhoria na estrutura física do bueiro na Rua Ezanor Athaide n° 831, Bairro De São José. instalação de redutores de velocidade próximo a Escola Municipal Manoel Urbano, na Rodovia Am 352. construção de galeria pluvial e melhoria na estrutura física do bueiro na Rua Virgílio Barroso Alexandre, Bairro Do São José. construção de uma ponte de madeira no Beco Silves, Bairro da União. tapa buraco no Bairro Vale Verde. REQUERIMENTOS NºS 907, 908, 909, 910, 911/2025, Ver. SÉRGIO FERREIRA, solicitando: construção de uma estrutura de concreto para sustentar uma caixa d’agua e canalização para as residências da Comunidade Nossa Senhora Do Rosarinho - localizado no igarapé do Rosarinho- Rio Manacapuru, zona rural de Manacapuru. coleta de lixo na Rua Projetada 3– zona urbana de Manacapuru. manutenção e limpeza do poço existente que atende na Comunidade Cristo Ressuscitado-Canabuoca III, zona rural de Manacapuru. retirada de entulhos na Rua José Soriano, localizado no Bairro Liberdade- Manacapuru. reforma da unidade básica de saúde Noêmia Maciel, localizada no Bairro Morada Do Sol- zona urbana de Manacapuru. REQUERIMENTOS NºS 914, 915, 916, 917, 918/2025, Ver. DR. ADONAY MONTEIRO, solicitando: serviço de limpeza de rede de esgoto e drenagem no Condomínio Ataliba, no município de Manacapuru. asfaltamento no final da Rua Costa e Silva, próximo a Escola Duque De Caxias, Bairro São Francisco, no município de Manacapuru. asfaltamento, no Ramal do Enok, localizado no km 07 da estrada de Novo Airão, Ramal do Japonês, no município de Manacapuru. remoção de entulhos e limpeza do rip rap da Rua Nova Vitória, localizada no Bairro Da Aparecida, no município de Manacapuru. construção de rede de esgoto ou drenagem na Rua Inambu, Bairro Novo Manacá, no município de Manacapuru. REQUERIMENTOS NºS 920, 921/2025, Ver. LUCAS FONSECA, solicitando: iluminação pública, na Estrada Manoel Urbano, no trecho em frente ao Bairro Novo Manacá, no município de Manacapuru. tapa buracos, na Rua Waldemar Ventura, nas mediações da UEA e o SESC, no bairro da Aparecida, no município de Manacapuru. REQUERIMENTOS NºS 922, 923/2025, Ver. PEDRO HENRIQUE, solicitando: limpeza, capina e retirada de entulhos da Rua Francisco Batista, localizada no Bairro Monte Cristo. limpeza e retirada de entulhos da Rua Pedro Rates, localizada no Bairro Manacá. REQUERIMENTOS NºS 924, 925, 926/2025, Ver. PROFESSOR CONDE, solicitando. serviço de limpeza Rua Acariquara, Bairro Novo Manacá, no município de Manacapuru. serviço de limpeza na Travessa João Teles, Bairro Biriri, no município de Manacapuru. serviço de limpeza na Rua Bem Ti Vi, Bairro Novo Manacá, no município de Manacapuru. REQUERIMENTOS NºS 927, 928, 931/2025, Ver. WILLACE SAPO, solicitando: serviços de limpeza e retirada de entulhos da Rua São João, Bairro Da Correnteza. serviço de reparo em uma vala, que atravessa a rua, localizado na Rua José Afonso, esquina com Rua Etelvina Gadelha, Bairro Terra Preta. reparos em vala na Rua Benjamim Roberto com a Travessa Maurício Da Cunha Freire, Bairro São José. REQUERIMENTOS NºS 929, 930, 932, 933, 934, 935, 941/2025, Verª. LINDYNÊS LEITE, solicitando: recapeamento asfáltico na Rua Ângelus Figueira, nas proximidades da feira no Bairro Novo Manacá. município de Manacapuru. serviços de limpeza pública e terraplanagem no ramal do Branco no Acajatuba, cidade de Manacapuru. serviços de limpeza, capina e retirada de entulhos nas ruas do Bairro Novo Horizonte cidade de Manacapuru. desobstrução de bueiros no condomínio Habitacional Ataliba município de Manacapuru. colocação de lixeiras para depósito de lixo, nas proximidades do CRAS no Bairro União cidade de município de Manacapuru. serviços de limpeza, capina e retirada de entulhos nas ruas do Bairro Nova Vitória cidade de Manacapuru. resposta aos requerimentos nº 2097/2023 e 2029/2024 o os quais solicitavam providencias urgentemente para que fossem refeitos: canteiro central nas proximidades da entrada do Bairro Nova Vitória e próximos ao antigo Premier pousada, evitando assim retornos proibidos. REQUERIMENTOS NºS 936, 937/2025, Ver. DR. LÉO, solicitando: novas longarinas para a Funasa I. sala de depósito para cilindros de oxigênio no Hospital Lázaro Reis. REQUERIMENTO Nº 938/2025, Ver. EDJOIAS, solicitando: instalação de redutores de velocidade na Rua Nova Esperança na Comunidade do Ubim na Am 070 km47. REQUERIMENTO Nº 939, 940/2025, Ver. MARCONDES OLIVEIRA, solicitando: tapa buraco, no beco do campo, localizado no Bairro Novo Manacá, ponto de referência Supermercado Maurício. manutenção na faixa de pedestre próximo ao semáforo, na Rua Carolina Fernandes- Bairro São José, em direção a Maternidade Cecília Cabral. REQUERIMENTOS NºS 945, 946/2025, Ver. ENFERMEIRO FELLIPE, solicitando: reparação asfáltica na Rua Sansão – Bairro Novo Horizonte. reparação asfáltica na Rua Gaivota – Bairro Novo Horizonte. PARECER Nº 054/2025 – CLJRF/CMMPU da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, favorável ao PROJETO DE LEI MUNICIPAL Nº 059/2025, autoria do Executivo Municipal, “Dispõe sobre a doação da área de terras para a Associação dos Produtores Rurais do Amazonas – APROAM”. MOÇÃO Nº 036/2025, Ver. DR. LÉO: votos de parabenização ao Jakson Vasconcelos da Rocha, professor de futebol em Manacapuru. INDICAÇÃO Nº 174/2025, Ver. DR. ADONAY MONTEIRO: implementação de coletes salva-vidas para os alunos que utilizam transporte fluvial, no município de Manacapuru. INDICAÇÕES NºS 175, 176/2025, Ver. PROFESSOR CONDE: iluminação pública na Rua Bem Ti Vi, Bairro Novo Manacá, no município de Manacapuru. iluminação pública na Tv João Teles, Bairro Biriri, no município de Manacapuru. INDICAÇÃO Nº 177/2025, Ver. WILLACE SAPO: construção de um poço no Bairro São João do Muriti. INDICAÇÃO Nº 178/2025, Verª. LINDYNÊS LEITE: sinalização horizontal na estrada de Novo Airão. INDICAÇÃO Nº 179/2025, Ver. DR. LÉO: recapeamento no Bairro Novo Canaã, Rua 05. </p>
5Pequeno Expediente
<p>Revogado</p>
6Tribuna Popular
<p>Não houve</p>
7Grande Expediente
<p style="text-align: justify;">Primeira oradora, vereadora LINDA LEITE: “Tenho várias matérias no dia de hoje, mas eu me ater ao um único assunto que acredito que é do conhecimento de todos vocês e da população de modo geral, que foi nas últimas vinte e quatro horas a gente se deparou com os noticiários onde mais uma mulher foi vitimas de violência doméstica essa mulher tem ligações com Manacapuru, a gente já conhece da época de escola, e o agressor também tem um vínculo com Manacapuru. Infelizmente a Kaline entrou para essa está estatística de violência doméstica e ainda bem que ela teve força e coragem para denunciar, infelizmente ainda existe muitos homens covardes que se utilizam da força física para agredir uma mulher, o caso dela que perdeu três dentes sem defesa nenhuma, não tinha nem combate a diferença de força física entre um homem e uma mulher é muito gritante. Uma mulher que por sinal trabalha como promotora de eventos e precisa utilizar as redes sociais, que precisa promover o seu trabalho, que precisa fazer suas divulgações, e o cidadão vai lá e com o suposto ciúmes agride essa mulher. Só para vocês terem ideia no Brasil somente no ano de dois mil e vinte e quatro foram registrado mil quatrocentos e cinquenta casos de feminicídios. Hoje temos que cada vez mais lutar por meios que possam vir em defesa da mulher, hoje na assembleia legislativa existe a procuradoria da mulher que está atuando nesse caso inclusive, aqui na câmara municipal existe a procuradoria da mulher, diante disso puxando o histórico do homem em questão sabe-se que ele já prestou muitos serviços aqui em Manacapuru, é musico quase todos os shows de Manacapuru ele está aí participando, mas é fato que a gente não tem como saber o que uma pessoa vai fazer ele era contratado, mas ninguém sabia que o até então era um agressor de mulheres de fato você não tem como prever o futuro, mas você tem como evitar que aquilo aconteça, quero avisar a população diante desse caso vamos está dando entrada em um projeto de lei aqui na câmara municipal que o gostaria de contar com o apoio dos nobres colegas para que homens que se envolveram em situações de violências domésticas e que já tem sido comprovado essas denúncias não sejam mais contratados pelo poder público para exercer nenhum tipo de função nas entidades públicas. O nosso projeto já está sendo elaborado fizemos uma pesquisa sobre os projetos que já tem nessa casa referente ao assunto e também os projetos referentes a nível nacional para que agente possa adaptar essa lei para o município de Manacapuru, e que esse cidadão que cometeu esse ato não esteja mais em cima dos palcos dos eventos de Manacapuru, pois sinceramente seria muito vergonhoso a gente ver um caso como foi o da Kaline e o cidadão está lá novamente sendo pago com dinheiro público em um evento como se nada tivesse acontecido. Muitas vezes as mulheres tem dificuldade de denunciar, porque está passando por uma dependência emocional acaba achando que aquilo é normal que ela não tem forças de distingue o que está acontecendo com ela ali, se você souber denuncie porque ela está precisando de ajuda, então não se cale diante desse tipo de situação, eu agradeço à atenção de vocês”. Segundo orador, vereador DR. ADONAY MONTEIRO: “Hoje a gente traz a essa tribuna o que é um fato notório a lei onze mil trezentos e quarenta de dois mil e seis, lei de violência domestica e familiar conhecida como Maria da penha, temos dados estatísticos aqui de que de acordo com o fórum brasileiro de segurança pública no ano de dois mil e vinte e três foram registrados mil quatrocentos e sessenta e três feminicídios, um número exorbitante, além disso não adianta fazermos políticas públicas aqui em datas comemorativas de nada adianta temos que observar o nosso cotidiano o que nós estamos fazendo para combater esse tipo de prática, isso é um dever de todos nós, principalmente dessa casa legislativa que está mais próxima do povo nós vereadores que estamos mais próximos da população e sabemos dos seus anseios. No Amazonas os feminicídios cresceram trinta por cento no anos de dois mil e vinte e quatro, foram trinta e três mortes sendo quinze delas cometidas como a própria vereadora Linda Leite colocou e muito bem os dados aqui, quinze delas cometidas por parceiros e ex parceiros, o casamento previsto lá no código civil ele fala dos direitos e deveres, e ele não diz que é direito do homem tratar mulher como propriedade, assim como ele da deveres a ambos, o laço fraterno. O estado registrou seiscentos e quatro casos de violências ficando atrás apenas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, agora observemos a população do Amazonas a diferença para a população do estado de São Paulo, para a população do estado do Rio de Janeiro, os valores estão investidos a cada momento e nós temos esse dever de combate, de conscientização, em Manacapuru os casos também existem enquanto advogado a gente pôde acompanhar também essa situação atuamos ali na seara criminal e observamos a situação, eles chegam até nós vereadores. Além disso nessa casa tivemos a primeira discussão e a primeira aprovação também, a casa da mulher brasileira que será um espaço de acolhimento proteção e apoio integral para mulheres vítimas de violência domestica, quem agride uma mulher não pode representar o povo e nem ocupar espaço público, precisamos da exemplo e reafirmar que não à lugar para agressores”. O orador foi aparteado pelo vereador Pedro Henrique: “Só para fazer menção no seu pronunciamento, a vereadora Tainá que entrou com um projeto nessa casa logo cedo foi mais rápida do que todos os vereadores, quero agradecer vereadora Tainá a vossa excelência por compartilhar essa causa tão importante com todos os colegas vereadores, acabei de conversar com a vereadora Tainá e ela autorizou que todos nós assinássemos esse projeto”. Retomando a palavra, o orador: “Nosso mandato precisa ser uma ferramenta de transformação social, não uma causa mais nobre do que garantir dignidade, segurança e respeito as mulheres de Manacapuru, vereadora Tainá conte sempre conosco, muito obrigado”. Terceiro orador, vereador EDJOIAS: “Nós estivemos nesse final de semana na comunidade da bela vista, e a comunidade enfrenta uma grande dificuldade, uma necessidade de iluminação pública e nós já chegamos até a nossa prefeita Valciléia aonde a mesma conversou com o Charlinhos que é representante da empresa que faz toda essa parte da iluminação pública, e o Charlinhos foi à comunidade da Bela Vista e nós temos que da um retorno não somente a comunidade, aonde nós vencemos uma política pata ter uma responsabilidade e compromisso com o povo. A vossa excelência do governador ele tem um projeto com o nome de ilumina Amazonas aonde tem essa parceria juntamente com a prefeitura, mas nós temos que saber quando é que esse ilumina Amazonas chegará a Manacapuru, por que a comunidade ela não pode ficar esperando pelo governo, será se vai ser na política que ele aparecerá na comunidade?, ou nos outros ramais, então temos que da uma resposta não somente para a comunidade da Bela Vista, mas para as outras comunidades que necessitam da iluminação pública, então aqui fica nosso compromisso a nossa responsabilidade, aqui quero deixar a nossa gratidão a prefeita Valciléia, ao secretário de educação Adanor Porto, ao vice-prefeito Franz pela continuidade da escola EMEF São João do Ubim aonde está a todo vapor sendo construída, a comunidade do Ubim hoje ela enfrenta uma necessidade de água potável e nós chegamos até a prefeita conversamos com ela, fomos até a Maysa a secretária do SAAE e essa outra semana a empresa irá entrar na comunidade da Bela Vista e irá fazer todo um processo de limpeza e perfurações de poços artesianos na comunidade do Ubim, muito obrigado”. Quarto orador, vereador GERSON D’ÂNGELO: “Quero aqui só registrar o aniversário do meu amigo e deputado federal Sidney Leite que hoje completa mais um ano de vida, essa semana perdeu sua mãe, hoje é o aniversário dele, mas eu não poderia deixar de registrar o grande deputado que é o Sidney Leite um cara que sempre esteve do nosso lado, foi um cara que esteve aqui desde dois mil e dezessete, é um deputado diferenciado. Faço esse registro porque semana passada ele perdeu sua mãe e hoje é o aniversário dele, é um deputado compromissado com a população de Manacapuru”. O orador foi aparteado pelo vereador Professor Conde: “Quando eu estava coordenador da SEDUC antes do Beto assumir a prefeitura de Manacapuru, o deputado já ajudava Manacapuru, sempre ajudou Manacapuru, eu lembro quando ele esteve como secretário de produção, foi secretário de educação também e um homem muito conhecedor, além disso nosso deputado Sidney Leite ele é uma pessoa muito fácil de acompanhar a gente quando estamos em Brasília, eu fui umas quatro vezes em Brasília e era a pessoa que me acompanhava”. O orador foi aparteado pelo vereador Ivan 19: “O Sidney Leite é um parceiro, um cara que sempre que pode está direcionando suas emendas, está direcionando um valor bem proporcionar para o PAA, e quero dizer para o senhor deputado que dias melhores virão, quero agradecer a receptividade que eu tive em Brasília”. O orador foi aparteado pelo vereador Enfermeiro Fellipe: “Nós temos o deputado federal mais atuante do estado do Amazonas nos apoiando aqui em Manacapuru, estive semana passada com ele apresentando nossos projetos e ele sempre bastante sensível, sempre nos ouvindo e querendo trazer alguma coisa de melhor, um cara parceiro não só na eleição dele, que está sempre pronto para nos ouvir e hoje é um dia muito especial, que Deus possa proporcionar o conforto, tenho certeza que ele sairá novamente o mais votado daqui de Manacapuru”. Retomando a palavra, o orador: “Eu agradeço aos nossos amigos vereadores que se pronunciaram aqui homenageando ao nosso nobre deputado federal Sidney Leite a gente não poderia de deixar de homenagear, quero finalizar desejando um feliz aniversário ao deputado Sidney”. O Presidente em exercício vereador Willace Sapo: “Solicito à secretária que possa fazer uma moção de parabenização ao deputado Sidney Leite de forma coletiva”. Quinto orador, vereador MARCONDES OLIVEIRA: “Eu também lembrei do aniversário do nosso deputado Sidney Leite um homem que nos recebe, nos ouve e nos entende porque é importante isso muitas vezes a gente procura uma autoridade para conversar e eles nos vedam, e ele não, ele nos entende, nos apoia então quero aqui parabenizar ele pelo seu aniversário. O meu papai hoje também está aniversariando, completando setenta e nove anos meu guerreiro, o cara que me criou. Eu faço algumas observações aqui e sou fã dos projetos da vereadora Lindynês porque quando ela faz, faz sentido, e eu tive observando o projeto de lei do vereador De Paula no qual pune a queima de fogos, eu tenho um filho autista e eu sei o quanto é importante, mas eu acredito que não se pode criar uma lei aonde a venda é legal, então tem que haver uma lei que impeça a venda de fogos, porque a maior queima de fogos que temos no nosso município é em aniversário de facção e ninguém vai poder penalizar essas pessoas, então eu acredito que a medida correta é a proibição da venda de fogos nos comércios”. Sexta oradora, vereadora TAINÁ VASCONCELOS: “Hoje o assunto que nos traz à tribuna é o mesmo assunto que a vereadora Lindynês já explanou, a gente sabe da violência que cometida contra uma mulher e sabemos que isso acontece diariamente, infelizmente muitas mulheres não tem a força de vir denunciar, Manacapuru tem uma rede apoio que já contribui para que essas mulheres possam fazer essas denúncias, e a gente precisa como parlamentar usar a nossa fala para que elas se sintam mais seguras para fazer isso, e não fazer de um crime que aconteceu algo que possa ser sensacionalismo, como a gente viu muita gente nas redes sociais e o que muito me entristeceu foi alguns comentários que tinham lá pelo fato de ela ter sido agredida pela terceira vez nem todas as mulheres tem forças para entender que esse relacionamento é abusivo, muitas vezes essas mulheres são dependentes financeiras, são dependentes desses agressores emocionalmente, então não podemos esperar que somente a polícia faça a parte dela, então nós parlamentares precisamos usar a tribuna para levar informações para a população. Estive conversando com a delegada Mary Trovão que é a delegada responsável aqui em Manacapuru, e ela forneceu alguns dados sobre a violência doméstica, só em Manacapuru nós temos quinhentos e cinquenta e uma medidas protetivas, então vejam o quanto a criminalidade contra a mulher ainda é grande, pelo fato de nós mulheres serem maiorias, hoje a gente sabe que as mulheres são a maior porcentagem dentro do Brasil, mas ainda é uma violência que fica acobertada pelo fato do medo dessas mulheres de denunciarem, temos inquéritos policiais instaurados de violência doméstica são seiscentos e sessenta e três inquéritos que estão tramitando na justiça, temos auto de prisão em flagrante delito foram feitos setenta e oito, temos inquéritos policiais relacionado ao crime de descumprimento dessas medidas, porque mesmo tendo a medida o agressor ainda se acha no direito de coagir essas mulheres temos vinte e sete inquéritos, isso são dados de dois mil e vinte e quatro. Hoje Manacapuru disponibiliza da Maria da Penha, disponibiliza de uma secretaria da mulher onde se faz políticas públicas para as mulheres, então a gente coloca sempre nosso cargo à disposição, já entramos com o projeto e autorizamos que todos os vereadores assinem coletivamente, muito obrigado”. Sétimo orador, vereador SÉRGIO FERREIRA: “Hoje é o dia que nós amanhecemos tristes, eu acredito que toda Manacapuru, pelo fato que chocou as redes sociais que foi a agressão. Apesar de ser um fato inusitado que todos os dias acontecem isso em nosso Brasil. Mas a gente não consegue aceitar. E os projetos de lei elaborados por esta casa, aprovado por esta casa precisam ser mais divulgados. Esse humilde vereador que fala nessa tribuna aprovou o projeto de lei muito importante com o apoio desta casa, onde as mulheres agredidas terão todo o apoio do poder público. Eu criei esse projeto, porque numa reunião lá no Ataliba, num centro social uma senhora chorando, falou vereador faça alguma coisa por nós. Eu estou sendo agredida dia e noite por meu companheiro. Agora vocês não vão acreditar a mulher tinha câncer no seio. Como disse a vereadora Linda, a pessoa é dependente além de doente não tinha salário e quatro filhos e ele se aproveitava dessa situação para espancá-la e também para humilhar. Que ela não era mais mulher para ele, essa senhora já tinha feito uma cirurgia de um lado da mama. E nós elaboramos um projeto nesta casa que foi aprovado por todos os vereadores, onde diz que essa mulher que está sendo agredida comprovadamente pelo poder público, ela terá direito a acompanhamento psicológico, acompanhamento com assistente social e se comprovando toda a situação, será encaminhada para um trabalho. No poder público ou na iniciativa privada para que essa mulher possa se livrar dessa pessoa. A gente sabe do amor que a gente tem pelos nossos filhos e apesar de a gente ensinar tudo e o que a gente deixa para os filhos nossos, não é herança e sim o aprendizado que é desde pequeno. É a orientação para que os nosso filhos possam levar para a vida toda. O que leva um homem a espancar a sua esposa, a sua namorada e vocês podem ter certeza que a maioria desses caras são covardes eles não enfrentam outro homem. Imaginem que aquela foto que foi estampa hoje nas redes sociais, daquela moça completamente mutilada e espancada, eu não vou chamar nem de homem vou chamar de vagabundo mesmo, porque homem não é. E tramita uma lei nacional, que aqueles agressores que a agressão ela não só é física. Ela é psicológica e muitas vezes sexual. Nós parlamentares não podemos nos calar, precisamos usar a tribuna desta casa para que as autoridades apliquem lei, mas leis duras. Está tramitando uma lei que quando um cidadão desses agride uma mulher além de estuprar ele mata ele vai ser castrado e nós temos que gritar daqui como parlamentar pra que nos ouçam, porque quando uma mulher é agredida de forma covarde mesmo sem cometer o feminicídio esse cidadão precisa também sofrer uma castração química. Porque essa moça já foi agredida três vezes a quarta ele matá-la. E antes disso o estado precisa castrá-lo aí acabou pra ele. Fica aqui todo o nosso repúdio nessa causa. Quero registrar alguns requerimentos, também fruto do nosso trabalho pelo povo de Manacapuru, que é uma estrutura em concreto no Igarapé do Rosarinho. Coleta de entulhos na rua ‘3’ no Monte Cristo. Limpeza de um poço artesiano lá no Canabuoca III, no Cristo Ressuscitado. Trabalho do vereador Sérgio, trabalho do dia a dia como parlamentar e como representante do povo de Manacapuru. Retirada de entulho na Rua José Soriano, reforma da unidade de saúde Noêmia Maciel Morada do Sol. Vamos aprovar e vamos divulgar se não houver divulgação as mulheres não procuram a justiça para poder fazer valer os projetos de lei aprovado por esta casa. Obrigado e vamos a luta”. Vereadora Tainá Vasconcelos: “Só para mencionar que a gente está recebendo hoje os colaboradores do Espaço Acolher Casa de Sara, que fazem um trabalho muito bonito com os nossos idosos lá, sejam benvindos fiquem a vontade, vocês sabem que podem contar sempre conosco”. Oitavo orador, vereador PEDRO HENRIQUE: “Infelizmente o nosso estado do Amazonas tomou uma notoriedade que certamente nós não queríamos. É a agressão contra uma mulher, uma mulher manacapuruense, que tem raízes aqui nesta terra. E ainda pouco recebi um áudio de um portal muito pesado, porque é uma descarga emocional muito grande. Como pode as pessoas neste momento de dor e de aflição, de uma mulher que foi brutalmente espancada, mental, emocional, fisicamente e pessoas neste ato aproveitando para fazer política, ganhar notoriedade em uma situação que jamais poderia estar acontecendo. É de responsabilidade daqueles que divulgam situações como essa atribuindo a terceiros, um culpa que não tem. Não façam isso. Telefone é uma arma perigosíssima, o telefone deu poder ao cidadão comum. O telefone hoje possibilitou o cidadão, a ter vez e voz. Agora você usar a sua rede social para atribuir uma culpa a terceiros que não existem aí é maldade. A política no meu modo de ver eu estou no meu terceiro mandato nove anos e quatro meses eu não caminho nessa direção, não faz parte da minha índole e muito menos da forma de trabalhar. O vereador Pedro Henrique já participei aqui de diversos embates, já fui vaiado, por defender aquilo que eu acho que é coerente. Atribuir a culpa de alguém a terceiros não é correto. A prefeita Valciléia está em Brasília, correndo atrás de recursos, porque uma cidade como essa, com quase cento e sessenta mil habitantes, segundo o último senso tem os seus problemas. E aí eu gostaria de repassar os senhores o empenho da Val. Nos dias que a Val está em Manacapuru você pode ir na casa da Val vereador Sérgio, inclusive ela gostaria muito de tomar um café com vossa excelência e será muito bem recebido. Porque vossa excelência é um vereador atuante e a prefeita Valciléia gostaria de dar um abraço em vossa excelência vereador Sérgio. E eu sei que esse sorriso é um sorriso de quem estar com saudade. Eu tenho um grande respeito por vossa excelência desde a época do deputado federal Sabino Castelo Branco que vossa excelência era o preferido do deputado federal Sabino Castelo Branco e hoje com muita empenho e dedicação vossa excelência continua firme nos seus posicionamentos aqui na casa do povo. Receba essa boa dica de um amigo que gosta de vossa excelência. Volte para os braços de quem lhe quer bem vereador Sérgio. Ontem acompanhei as redes sociais da vereadora Lindynês, acompanhei as redes sociais da vereadora Sônia e da vereadora Tainá e todas se posicionaram no sentido da defesa do que aconteceu ontem no estado do Amazonas. Porque tomou uma proporção gigantesca. Hoje um Siqueira é um comunicador que tem uma visibilidade nacional e levou isso pra fora. O povo espera posicionamento principalmente dos parlamentares. Mas uma vez vereadora Tainá, gostaria de parabenizar a vossa excelência pela benevolência de compartilhar com os demais colegas o projeto de vossa senhoria. Todos aqui têm o mesmo sentimento que vossa excelência, em proteger e resguardar as mulheres do município de Manacapuru. E aí nos artigos que nós planejamos com a nossa assessoria, hoje tem o Fabricio e a Luana que são advogados que trabalham com a gente e é de extrema importância nós mencionarmos aqui e se puder a assessoria da câmara incluir no projeto. Eu vou compartilhar só o primeiro artigo do inciso, a documentação comprobatória será apresentada no ato da contratação, sendo responsabilidade do contratante a verificação e a guarda dos documentos, para que o poder municipal de maneira alguma contrate com recursos públicos um homem que tenha passado pela delegacia com a denúncia de agressão. Eu compartilho com os senhores e senhoras o sentimento de um pai que sou pai de uma menina de treze anos. Eu não consigo imaginar o que eu faria vendo o rosto da minha filha desfigurado. Eu espero que Deus me leve, porque certamente eu vou acabar com a minha vida. O homem ele perde o medo e a cabeça quando se toca num filho. Eu não consigo imaginar como estão os pais. Toda machucada por um cidadão que bebeu e colocou a culpa na bebida para praticar tal situação. E as nossas mulheres o início do namoro ele dar sinais, o que é um namoro? O namoro é o processo do conhecimento. Se no namoro você já percebe que o seu companheiro te belisca quando você olha para o lado. Não é feio você pedir ajuda, se você homem tem no seu coração o sentimento do ciúme doentio, porque existe o ciúme é natural. Mas aquele ciúme doentio que vai te levar para cadeia, você precisa se tratar. Porque isso não vem de Deus isso não agrada a Deus. Vamos proteger os nossos filhos conversar com os nossos filhos, principalmente as nossas meninas, as nossas mulheres, para que de maneira alguma aceitem qualquer tipo de pressão, opressão ou de sentimento que venha prejudicar a sua índole e principalmente o seu coração”. Nono orador, vereador WILLACE SAPO: “Vou fazer aqui um breve comentário a respeito do acontecido uma vez que é uma pessoa conhecida do nosso município e a gente também se coloca a disposição. Já parabenizando vossa excelência pelo projeto. Dizer que a gente fica a disposição para qualquer tipo de apoio que vossa excelência precisar nessa direção do projeto que possa atender as necessidades das mulheres do município de Manacapuru. A gente repudia a violência de todas as formas nós temos projetos aqui voltados para a criança adolescente e que já proíbe as pessoas que tem envolvimento que esse tipo de crime de agressão à criança e adolescente, idoso e de assumir qualquer tipo de cargo de confiança no município de Manacapuru. É uma lei municipal que nós criamos. Conversei eu a vereadora Sônia e a vereadora Tainá a respeito do disque denuncia, a gente está sonhando aí em criar um disque denuncia através da secretaria da mulher, para que sejam feitas as denuncias no sentido do assedio sexual nas escolas e nos estabelecimentos comerciais, públicos, privados, seja lá qual for o seguimento, que seja assédio sexual, ter um telefone lá que possa receber as denúncias das mulheres que se sintam assediadas de forma agressiva por alguém tenha pra onde recorrer. Porque tem pessoas que tem vergonha de denunciar e o disque denuncia é uma forma da pessoa fazer a denúncia e manter a sua imagem preservada. Aqui falou o vereador Pedro Henrique na questão das pessoas usarem o acontecido pra fazer política, para poder crescer em cima, aqui eu estava vendo uma postagem aqui do vereador Tchuco Benício, onde ele relata o caso e coloca na postagem dele uma imagem do Diego Damasceno, Valciléia, ex-prefeito Beto D’Ângelo e do secretário Romualdo. Que tem haver a Valciléia, o Beto e o Romualdo com o acontecido? Fica uma interrogação deste tamanho porque não tem nada haver. É tipo assim, eu sou oposição e eu tenho que falar mal da prefeita eu vou lá associar, crime é isso aqui. A pessoa associar um crime que aconteceu a prefeita Valciléia, ao ex-prefeito Beto, porque? Isso aqui é crime, isso aqui é crime, entendeu? Está falando de crime contra a mulher e colocando a foto da Valciléia que é uma mulher. Está associando ao crime que foi praticado pelo senhor Diego Damasceno. Gente esses crimes contra a mulher eles acontecem diariamente. A Valciléia está em Brasília tentando trazer para esse município algo de bom. Assim como o prefeito Beto D’Ângelo fez durante os oito anos que esteve à frente que mudou a história desse município e fez tudo que existe de bom nesse município na questão de obra salários em dias. A gente viu aqui no último ano do vereador Tchuco Benício que não deixou sequer o décimo terceiro para pagamento dos funcionários”. </p>
Explicações Pessoais
<p style="text-align: justify;">Vereador TCHUCO BENÍCIO: “Eu sempre trato todos os vereadores aqui com muito respeito, faço o meu trabalho com muita seriedade. Eu fiz uma publicação não de acusação a prefeita pelo ato cometido pelo agressor. E sim pelo silêncio dela. O silêncio que as pessoas mandam pra mim mensagem todos os dias, perguntando se não haverá manifestações da mesma. Não quer dizer que estou acusando apesar da prefeita ter feito contratos com pessoas que respondem processos. Processos de assédios e tudo mais no município. Ontem eu ouvi muito nessa tribuna cobranças das leis criadas por nós aqui nessa casa. Todo mundo subiu na tribuna para dizer que as leis criadas nesta casa precisam ser cumpridas e aí a gente vê que o próprio poder público não executa isso com responsabilidade. Porque o silencio? O que a prefeita tem haver com isso nada. Sendo que o agressor é servidor da prefeitura. Uma manifestação de defesa. Todos se manifestaram aqui. As pessoas esperam serem cuidadas. As mulheres esperam cuidado do poder que está acima de nós. E hoje nós temos uma chefe do poder executivo que é mulher que no mínimo precisa dar segurança as mulheres para que elas se sintam protegidas. Em momento algum eu acusei a prefeita de qualquer tipo de ato ou algo parecido. Eu não fiz isso. A postagem fala sobre o silêncio da prefeita. E a pergunta que me fizeram muito, será porque que ela está em silêncio? É porque o cantor era o preferido do ex-prefeito que realmente hoje manda na cidade. Era o preferido da ex-primeira dama. Então qualquer manifestação dela vai ferir vai afetar. Então, as pessoas me perguntam isso, eu só falei do silêncio somente do silêncio. Jamais eu vou fazer acusação, jamais eu vou direcionar qualquer situação aqui nessa casa. O fato de não termos concluído aqui a questão de décimo terceiro, eu nem era mais presidente. Eu fiz a renuncia da presidência dessa casa, quando passamos quatro meses sem receber repasse. Então quem tem que fazer esse julgamento é o tribunal de contas, são os órgãos competentes. E todos nós somos sabedores do que aconteceu aqui dentro dessa casa. Todos nós somos sabedores porque aprovamos o melhor salário aos servidores efetivos dessa casa, quando melhoramos a situação de cada um de vossas excelências aqui, porque o presidente precisa querer fazer isso. Hoje eu tenho sim muito orgulho por ter passado por essa presidência, porque o tratamento foi igualitário para as pessoas que são servidores dessa casa. Quem tomava café da manhã nessa mesa ai dentro com as frutas, tapioca e bolo, lá em baixo os servidores eram do mesmo jeito e hoje a gente não tem mais isso. Então, eu sou sim muito orgulhoso de tudo que nós fizemos aqui nessa casa e não fiz acusação nenhuma. Sempre estarei do lado dos senhores apoiando cada matéria como tenho feito. Respeito vossa excelência, presidente tem a minha admiração como legislador, respeito o trabalho de vossa excelência, vou estar sempre apoiando, porque sei que vossa excelência está nas ruas, buscando melhorias para as pessoas e famílias que batem a sua porta todos os dias. Então vossa excelência tem o meu respeito e terá o meu apoio sempre”.</p>